Metodologia de Marketing Digital 8Ps
- CesarWJ
- 1 de jun. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2022

Metodologia de Marketing Digital 8Ps
O planejamento de Marketing Digital tem como finalidade apresentar para o cliente formas estruturadas e metodológicas de como atuar na internet de modo a transformå-la em uma ferramenta de negócios para alavancar a empresa otimizando Branding, Vendas, Retenção de Clientes, etc.
Essa metodologia ĂŠ amplamente utilizada em faculdades, agĂŞncias e empresas no Brasil e jĂĄ estĂĄ alguns paĂses do mundo.
Os 8 Pâs do Marketing Digital
O modelo 8 Pâs baseia-se em explorar de forma sinĂŠrgica as melhores ferramentas que a internet oferece hoje para o mercado com o objetivo de estruturar sistematicamente o que atualmente ĂŠ feito de forma empĂrica e amadora pela maior parte das empresas.
1ÂşP: PESQUISA
No primeiro P, Ê levantado os håbitos de busca dos usuårios para traçamos um perfil preciso do consumidor com relação as suas buscas.
Descobrir o que as pessoas buscam no Google, blogs, fóruns e redes sociais Ê descobrir quais as intençþes de compra do mercado e as próprias motivaçþes dos consumidores, suas necessidades e desejos. Essa pesquisa permite traçar um perfil bem preciso do público-alvo para saber, como alcançå-lo de maneira mais efetiva.
2ÂşP: PLANEJAMENTO
A partir dos dados da Pesquisa 1º P (realizada no item acima) são montadas as estratÊgias de marketing para se atingir o objetivo do cliente, que pode ser o de otimizar o Branding, Vendas, Retenção de Clientes, etc.
SerĂĄ realizado um planejamento global e integrado com o Site, mĂdias sociais, SEO e anĂşncio no google - Adwords e campanha de e-mail marketing para que a Empresa possa atingir seus objetivos e o retorno sobre o investimento.
3ÂşP: PRODUĂĂO
Baseado nos dados do Planejamento 2Âş P (realizado acima) serĂĄ desenvolvido os produtos e realizado os serviços necessĂĄrios para se atingir o objetivo do cliente, como por exemplo tornar o site mais vendendor, realizar açþes em mĂdias sociais, melhorar SEO, criar anĂşncios no google - Adwords e programar corretamente sua campanha de e-mail marketing. Nessa etapa transformamos o planejamento em algo tangĂvel e visĂvel para o mercado. Nessa etapa serĂĄ apresentado todo o detalhamento para o desenvolvimento da plataforma, desde o escopo do wireframe do site, atĂŠ seu layout e escopo.
4ÂşP: PUBLICAĂĂO
Trata da produção do conteĂşdo para os produtos e serviços desenvolvidos no 3Âş P (acima), como por exemplo o site, redes e mĂdias sociais, etc.
ApĂłs o site e as redes/mĂdias sociais estarem com toda a sua estrutura pronta, serĂĄ importante o cliente ou uma equipe especializada contratada escrever o conteĂşdo deles utilizando critĂŠrios de otimização para o Google e tĂŠcnicas persuasivas para o consumidor. Estes critĂŠrios e tĂŠcnicas serĂŁo fornecidos e gerenciados pela nossa Empresa.
A publicação de conteĂşdo ĂŠ dividida em trĂŞs etapas: - ConteĂşdo no site, antes do site ser publicado (conteĂşdo institucional, conteĂşdo persuasivo para vendas misturando conteĂşdo e propaganda); - ConteĂşdo nas redes/mĂdias sociais, que ĂŠ a publicação de conteĂşdo em outros sites (como Facebook, YouTube, SlideShare e outros). - Publicação contĂnua de conteĂşdo no prĂłprio site, redes/mĂdias sociais, principalmente para melhorar o posicionamento no Google;
A veiculação de conteĂşdos, nĂŁo sĂł no prĂłprio site da empresa, mas tambĂŠm em sites colaborativos â os sites Ăcones da web 2.0 - ĂŠ de importância vital para que sua empresa tenha sua marca difundida por toda a web gerando credibilidade e presença na web.
5ÂşP: PROMOĂĂO
Trabalha nas açþes de comunicação que a empresa deverå fazer para divulgar a sua marca, sempre em conjunto com o 6ºP para que a marca seja espalhada (viralizada) por meio de campanhas com um viÊs cooperativo maior do que seu caråter competitivo.
Dependendo dos objetivos de marketing da empresa, a etapa da promoção ĂŠ muito importante para gerar âbuzzâ no mercado. SĂŁo essas açþes que geram resultados de venda e propagação da marca a curto prazo e com maior credibilidade.
6ÂşP: PROPAGAĂĂO
Uma vez que a empresa tem conteĂşdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4Âş P, e açþes promocionais, desenvolvidas no 5Âş P, ĂŠ importante propagar tais atividades em redes sociais, fĂłruns, blog e afins alĂŠm de fazer com que as açþes do 5ÂşP sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web se aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor â o consumidor atuando como vendedor da marca.
7ÂşP: PERSONALIZAĂĂO
O 7ÂşP mostra como o cliente deverĂĄ fazer campanhas de e-mail marketing para fidelizar clientes e se relacionar com eles de forma contĂnua. A empresa deve, nĂŁo somente atrair continuamente novos clientes, mas otimizar seu Branding, Vendas, Criar relacionamento cada vez mais para clientes antigos, atravĂŠs do marketing de relacionamento via web, fidelizando e vendendo mais produtos e serviços para clientes que jĂĄ conhecem a empresa.
8ÂşP: PRECISĂO
A maior vantagem da internet Ê a capacidade de mensuração de resultados de toda e qualquer ação realizada. A partir do momento que sua empresa começar a mensurar tais resultados, conhecerå melhor o público-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as açþes dos outros P´s.
O 8ºP mostra ao cliente o que deve mensurar continuamente e quais os resultados esperados, nos baseando nas pesquisas feitas no 1ºP, principalmente com relação a volume de buscas de palavras-chave no Google.
Caso a sua empresa queira contratar a continuidade desse trabalho, terå um relatório mensal de posicionamento de cada uma de suas palavras-chave no Google, alÊm do número de visitantes no site (em comparação com o mês anterior) e outros dados relevantes que serão apresentados a cada 30 dias (a partir dos primeiros 30 dias do site no ar). Fonte: Metodologia de Marketing Digital 8Ps