Blog

StoryTelling – Como escrever Conteúdo Relevante para seu Site e Blog

Storytelling são técnicas usadas para construir ou resgatar a imagem da empresa e de sua(s) marca(s), através de histórias que atraem a atenção de seu público alvo, criando neles forte empatia e emoções para conectar (engajar) ambos. Essas histórias podem ser contadas em qualquer plataforma, como Blogs, Youtube, Facebook, SMS, TV, Rádio e etc.
Através da linguagem deve-se trabalhar, usando a história, a percepção das pessoas para construir um momento positivo nelas em relação à marca ou empresa e quem conta a melhor história vende mais seu produto ou ideia! (ex: O político que conta a melhor história ganha a eleição, o homem que conta a melhor história ganha a mulher desejada). Portanto, quem conta história é mais olhado e agrega mais audiência para si.
O Homem tem facilidade de gravar histórias e dificuldade de gravar números, porcentagens ou situações (eventos) pontuais (que só mostram o resultado final), como tópicos isolados, sem estarem ligados a uma história por detrás. Por exemplo, você se lembra do que aconteceu em sua vida dia 23/Outubro/2012 ou os números da última apresentação que seu chefe fez a respeito de algum assunto? Acho que não, mas acredito que você se lembra o que aconteceu no dia 11/Set/2002 (dia em que derrubaram as torres gêmeas nos EUA)!
Lembramos de Histórias, porque é assim que nosso cérebro funciona naturalmente para gravar o que é importante, pois desde da época das cavernas os homens contam histórias (Storytelling) para narrar suas vidas e elas são lembradas e repassadas por gerações.

Como fazer para as histórias serem lembradas?

As histórias do Storytelling devem:

a) Criar empatia (rapport) entre a audiência e seu personagem;
b) Gerar emoções na audiência;
c) Ser contadas num fluxo sequencial e ordenado de eventos entre elas;
d) Cada uma delas estarem no formato de ação e reação (causa e efeito), onde é possível a audiência entender que foi feito isso e aconteceu aquilo de bom ou ruim.

Storytelling é processo metodologico usado para atingir um fim mercadológico de uma empresa e ele utiliza técnicas específicas.

Algumas técnicas de Storytelling:

1) Arquétipos do personagem, para definir a personalidade dele;
2) Palavras mágicas: “Era uma vez numa quarta feira…”;
3) Enganchamento (emenda) de uma história na outra.

 

Fonte: Wikipédia – Narração de Histórias e Mundo Marketing – Storytelling

/* GetSiteControl */