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Metodologia de Marketing Digital 8Ps Usadas nas Empresas

metodologia 8ps

O planejamento de Marketing Digital tem como finalidade apresentar para o cliente formas estruturadas e metodológicas de como atuar na internet de modo a transformá-la em uma ferramenta de negócios para alavancar a empresa otimizando Branding, Vendas, Retenção de Clientes, etc.

Essa metodologia é amplamente utilizada em faculdades, agências e empresas no Brasil e já está alguns países do mundo.

 

Os 8 P’s do Marketing Digital

O modelo 8 P’s baseia-se em explorar de forma sinérgica as melhores ferramentas que a internet oferece hoje para o mercado com o objetivo de estruturar sistematicamente o que atualmente é feito de forma empírica e amadora pela maior parte das empresas.

 

1ºP: PESQUISA

No primeiro P,  é levantado os hábitos de busca dos usuários para traçamos um perfil preciso do consumidor com relação as suas buscas.

Descobrir o que as pessoas buscam no Google, blogsfóruns e redes sociais é descobrir quais as intenções de compra do mercado e as próprias motivações dos consumidores, suas necessidades e desejos. Essa pesquisa permite traçar um perfil bem preciso do público-alvo para saber, como alcançá-lo de maneira mais efetiva.

2ºP: PLANEJAMENTO

A partir dos dados da Pesquisa 1º P (realizada no item acima) são montadas as estratégias de marketing para se atingir o objetivo do cliente, que pode ser o de otimizar o Branding, Vendas, Retenção de Clientes, etc.

Será realizado um planejamento global e integrado com o Site, mídias sociais, SEO e anúncio no google – Adwords e campanha de e-mail marketing para que a Empresa possa atingir seus objetivos e o retorno sobre o investimento.

3ºP: PRODUÇÃO

Baseado nos dados do Planejamento 2º P (realizado acima) será desenvolvido os produtos e realizado os serviços necessários para se atingir o objetivo do cliente, como por exemplo tornar o site mais vendendor, realizar ações em mídias sociais, melhorar SEO, criar anúncios no google – Adwords e programar corretamente sua campanha de e-mail marketing. Nessa etapa transformamos o planejamento em algo tangível e visível para o mercado. Nessa etapa será apresentado todo o detalhamento para o desenvolvimento da plataforma, desde o escopo do wireframe do site, até seu layout e escopo.

 

4ºP: PUBLICAÇÃO

Trata da produção do conteúdo para os produtos e serviços desenvolvidos no  3º P (acima), como por exemplo o site, redes e mídias sociais, etc.

Após o site e as redes/mídias sociais estarem com toda a sua estrutura pronta, será importante o cliente ou uma equipe especializada contratada escrever o conteúdo deles utilizando critérios de otimização para o Google e técnicas persuasivas para o consumidor. Estes critérios e técnicas serão fornecidos e gerenciados pela nossa Empresa.

A publicação de conteúdo é dividida em três etapas:

- Conteúdo no site, antes do site ser publicado (conteúdo institucional, conteúdo persuasivo para vendas misturando conteúdo e propaganda);

- Conteúdo nas redes/mídias sociais, que é a publicação de conteúdo em outros sites (como Facebook, YouTube, SlideShare e outros).

- Publicação contínua de conteúdo no próprio site, redes/mídias sociais, principalmente para melhorar o posicionamento no Google;

A veiculação de conteúdos, não só no próprio site da empresa, mas também em sites colaborativos – os sites ícones da web 2.0 – é de importância vital para que sua empresa tenha sua marca difundida por toda a web gerando credibilidade e presença na web.

5ºP: PROMOÇÃO

Trabalha nas ações de comunicação que a empresa deverá fazer para divulgar a sua marca, sempre em conjunto com o 6ºP para que a marca seja espalhada (viralizada) por meio de campanhas com um viés cooperativo maior do que seu caráter competitivo.

Dependendo dos objetivos de marketing da empresa, a etapa da promoção é muito importante para gerar “buzz” no mercado. São essas ações que geram resultados de venda e propagação da marca a curto prazo e com maior credibilidade.

6ºP: PROPAGAÇÃO

Uma vez que a empresa tem conteúdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4º P, e ações promocionais, desenvolvidas no 5º P, é importante propagar tais atividades em redes sociais, fóruns, blog e afins além de fazer com que as ações do 5ºP sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web se aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor – o consumidor atuando como vendedor da marca.

7ºP: PERSONALIZAÇÃO

O 7ºP mostra como o cliente deverá fazer campanhas de e-mail marketing para fidelizar clientes e se relacionar com eles de forma contínua.

A empresa deve, não somente atrair continuamente novos clientes, mas otimizar seu Branding, Vendas, Criar relacionamento cada vez mais para clientes antigos, através do marketing de relacionamento via web, fidelizando e vendendo mais produtos e serviços para clientes que já conhecem a empresa.

8ºP: PRECISÃO

A maior vantagem da internet é a capacidade de mensuração de resultados de toda e qualquer ação realizada. A partir do momento que sua empresa começar a mensurar tais resultados, conhecerá melhor o público-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as ações dos outros P´s.

O 8ºP mostra ao cliente o que deve mensurar continuamente e quais os resultados esperados, nos baseando nas pesquisas feitas no 1ºP, principalmente com relação a volume de buscas de palavras-chave no Google.

Caso a sua empresa queira contratar a continuidade desse trabalho, terá um relatório mensal de posicionamento de cada uma de suas palavras-chave no Google, além do número de visitantes no site (em comparação com o mês anterior) e outros dados relevantes que serão apresentados a cada 30 dias (a partir dos primeiros 30 dias do site no ar).

 

 

Fonte:  Metodologia de Marketing Digital 8Ps

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