Mail Marketing Faz Novas Vendas e Fidelização a Baixo Custo

 

Como Vender Mais Usando o Mail Marketing

 

É mais barato vender para um cliente que já é seu do que conquistar um novo, pois os custos com campanhas e anúncios para atrair novos consumidores são mais altos e o retorno do investimento demora mais para vir. Utilize o mail marketing e Newsletter para clientes que já são seus e envie o mail de forma segmentada para seu público alvo, pois é mais barato e de fácil mensuração dos resultados e você ainda terá mais audiência no material enviado, porque ele está segmentado para o seu público alvo.

Cuidados:

  • Não compre lista de mails de sua área de atuação e nem envie mail para quem não solicitou, pois sua conta e-mail pessoal poderá ser bloqueada e você não poderá mais enviar mails. Isso ocorre, porque quando um mail chega a caixa de entrada de alguém que você enviou e este não solicitou (não  autorizou), naturalmente ele tende a clicar no botão Spam para não receber mais mail e isso prejudica você, porque esse botão avisa aos servidores que controlam Spam que você é um Spammer e se uma porcentagem pequena faz isso, você poderá ser bloqueado de enviar mails.
  • Nunca envie uma quantidade de mails grande pelo seu mail pessoal, pois ele não está preparado para isso e o provedor pode barrar o envio ou boa parte dos mails enviados podem não serem entregues corretamente dependendo do conteúdo, da reputação do seu endereço de mail, dos filtros de Spam ou Firewalls que seus destinatários usam. Isso ocorre, porque os mails que você enviou poderão ser interpretados como Spam e assim irem parar direto na caixa de Spam, impedindo os leitores de  lerem e você nem vai saber, pois não consegue monitorar o que está acontecendo. Use um servidor de mails profissional, pois é feito pra isso e ainda permite emitir relatórios de quantas pessoas leram a campanha, quantos mails não foram abertos, ROI, etc.

 

Benefícios do mail marketing

O e-mail marketing pode fidelizar seus clientes tornando-os mais leais e isso irá gerar mais vendas para sua empresa no futuro. Todo cliente tem seu o ciclo de vida de interação com a marca ou empresa e o mail deve ser usado para interagir com ele nos vários pontos deste ciclo, que vão desde quando ele ainda não é cliente ativo (leads ou prospect) até se tornar um cliente ativo (que realizou uma compra).

O E-mail é uma forma confiável, de baixo custo, eficaz para adquirir novos clientes e também para fazer que ele fique com sua marca na cabeça e realize novas compras no futuro. O envio de e-mail com lembretes, dicas, notícias, ofertas especiais, boletins de informação dá aos clientes uma razão para voltar à sua empresa ou site.

O envio de e-mail no ponto certo do ciclo de vida do cliente é a chave para ativar, manter e mesmo ganhar clientes de volta.

 

E-mail para novos clientes

Se você estiver usando uma lista de e-mail para contatar os clientes em potencial, você precisa se lembrar de que você está lidando com pessoas que podem não conhecer a sua marca ou o seu produto. Novos clientes demoram mais para comprar naturalmente, então você precisa colocar uma oferta grande na frente deles, enfatizar a sua proposta de valor e trabalhar informações de valor para ele. Mesmo que o e-mail não estimule uma compra ou outra ação imediata ,o objetivo é estabelecer a sua marca na mente do usuário e para isso você deve envolvê-lo para que quando ele estiver no momento da compra a sua marca seja a primeira na mente para que ele possa comprar de você e não do concorrente.

 

Envie e-mail para os clientes ativos e faça-os sentir parte de algo.

A melhor maneira do cliente voltar é fazê-los sentir que são especiais e parte de uma conversa com sua empresa e para isso envie um e-mail segmentado, personalizado e automático que é gerado após um período inicial de inscrição ou de uma compra. Se possível, o e-mail deve vir de uma figura-chave na sua empresa (CEO, Presidente, Fundador) ou um agente de serviço personalizado ao cliente. O e-mail deve agradecer o cliente pela compra, pedir-lhes feedback, educá-lo sobre a sua empresa e dar-lhes instruções claras sobre como entrar em contato com o serviço ao cliente por quaisquer de suas necessidades.

 

Envie e-mail para clientes que recentemente pararam de comprar

Dependendo do negócio e ciclo de compra do produto, têm empresas que consideram 30 dias um período de inatividade de compra do cliente, caso ele não volte a comprar nesse tempo.

Nesse ponto do ciclo de vida do cliente, ele ainda têm consciência de marca e lealdade, por isso para ativá-lo, basta que envie apenas uma pequena oferta para que  volta para o ciclo de compras. Faça isso antes que se tornem ainda mais distante da sua empresa ou marca e seja mais difícil capturá-lo para nova compra.

 

Envie e-mail para clientes inativos

Clientes inativos, que já não compram a muitos meses, ainda tem sua marca na cabeça, embora não numa boa posição, mas eles ainda tem razões para comprar de você se der um empurrãozinho neles.

Recomenda-se que uma vez a cada três meses seja enviado um mail a ele e tenha os benefícios do porque voltar a comprar com você.

 

Envie e-mail sazonal para seus clientes.

Se você comercializar um produto sazonal, você deve enviar um ciclo de e-mails a seus clientes para que o conduza a novas compras sazonais. Eles certamente vai estar ficando expostos a mensagens de marketing de seus concorrentes e pode apenas precisar de um lembrete amigável de você que você supriu com sucesso as suas necessidades sazonais anteriormente. Identificar estes usuários em sua base de dados e se comunicar com eles no momento certo os traz de volta, e estende o seu valor para você.

 

 

Fonte: Mail Marketing e Newsletter do Wikipedia

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